quarta-feira, 15 de junho de 2011

Superdotados

O cinema está recheado de boas histórias sobre superdotados. Não precisa rodar muito pela locadora para encontrar interessantes tramas que envolvem inteligência extrema, ambição e as consequências – boas ou ruins – de tudo isso. Na vida real e ao longo da história também é possível confirmar que as pessoas com alto QI podem estar em qualquer lugar.

Há quase 500 anos nasceu um dos primeiros superdotados de que o mundo tem notícia. Encontramos lembranças dele em todo o lugar: Leonardo da Vinci, incontestavelmente, foi um dos mais famosos superdotados da história. Da Vinci foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, escritor, poeta e músico do renascimento italiano. Foi também o precursor da aviação e da balística. Detalhe: ele não tinha nenhuma formação na maioria dessas áreas.Mas nem todos os superdotados mostram características de genialidade desde cedo.
Leonardo da Vinci
O naturalista Charles Darwin, por exemplo, era um menino tímido que só queria saber de colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros. Durante muito tempo ficou em dúvida sobre qual rumo tomar na vida. Não sabia se deveria enveredar pela biologia ou pelas artes. Logo depois, mostrou ao mundo uma das teorias mais fantásticas: o evolucionismo.Em 1879 nasceu uma figura que tem um dos rostos mais conhecidos da humanidade. 

Devido à formulação da teoria da relatividade, Albert Einstein tornou-se famoso mundialmente. Nos seus últimos anos, a fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: o nome “Einstein” tornou-se sinônimo de genialidade. Mas há boatos de que, na adolescência, era um aluno distraído e nem sempre tirava notas boas.
Albert Einsten
Um dos maiores vilões que a humanidade já viu também tinha neurônios sobrando. Adolf Hitler, apesar de ter sido uma criança mal-humorada, era inteligente e amava desenhar. Sua arte sempre surpreendia a todos. Mas, depois de não ter sido aceito nas grandes universidades da época, ingressou na política. Dizem que, quando ele falava, cativava a todos. Seu problema estava na hora de ouvir: ele simplesmente não tinha capacidade para criar empatia com as pessoas.

Outro superdotado que marcou a história, principalmente a da literatura mundial, foi Truman Capote, autor do livro “A Sangue Frio”. Ele foi uma criança solitária. Aprendeu sozinho a ler e a escrever antes de entrar na primeira série. Dizem que era comum encontrá-lo, aos cinco anos, com um dicionário e um bloco de notas. Capote afirmou à imprensa ter escrito um livro com nove anos de idade.Mas não foram só homens que se destacaram pela superdotação.
Truman Capote 
A ex-primeira dama Hillary Clinton, desde a juventude, é uma referência pelas ideias arrojadas, comportamento ético e senso de caridade. Praticou vários esportes e sempre ganhava a atenção alheia ao mostrar seus dotes. Ela fez questão de não ser apenas a “grande mulher por trás do grande homem”. Ano passado, ao participar das prévias para a eleição americana, provou que pode estar à frente de qualquer marmanjo, mesmo não tendo vencido a disputa.
Hillary Clinton
Já aqui no Brasil, os superdotados também tem mostrado talento em todas as áreas. Dois, em especial, sem- pre são lembrados. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso é um deles. Sociólogo, professor universitário e político, FHC tem fama de ter um altíssimo QI. 

O músico Roger Rocha Moreira também tem uma inteligência acima da média. Integrante da banda Ultraje a Rigor, é formado em inglês pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Compositor e instrumentista por excelência, ele frequentou o Conservatório Dramático e Musical, o Conservatório Musical Brooklin Paulista e a Fundação das Artes de São Caetano do Sul.


Bill Gates
Atualmente, um dos superdotados em destaque no mundo é William Henry Gates 3º, o Bill Gates. Em parceria com o sócio Paul Allen, ele é o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do planeta. Sua frase mais famosa é: “Nunca trate mal um nerd, pois futuramente ele pode ser o seu chefe”.


Texto daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário